Cama e Sofá São os Locais Preferidos dos Ácaros; Aprenda a Controlar
top of page

Cama e Sofá São os Locais Preferidos dos Ácaros; Aprenda a Controlar

Os ácaros podem desencadear diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica.

Organismos extremamente pequenos, os ácaros são responsáveis por desencadear diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. Por isso, todo cuidado é pouco com a limpeza da casa, principalmente se os moradores já sofrem de alergias.

Depois da cama, o sofá é o segundo lugar preferido para os ácaros. Essa praga doméstica se alimenta de escamas de pele humana e de animais, e costuma habitar também em tapetes e cortinas.

Além disso, ácaros mortos e seus excrementos dispersam-se em poeira fina, o que também pode resultar em quadros alérgicos, que se agravam ainda mais em épocas de chuva e com alterações no clima.

É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros de casa, mas há algumas medidas de controle que podem evitar a proliferação. Vale usar capas antiácaros em colchões e travesseiros, além de trocar a roupa de cama semanalmente. Uma atitude muito importante é retirar a poeira de colchões, sofás e tapetes e carpetes com aspirador semanalmente. Além da aspiração semanal, recomenda-se a higienização profunda a cada seis meses com uma empresa especializada.

Caso o morador tenha animais, crianças ou um histórico alérgico, o prazo para a higienização deve ser antecipado. Mesmo seguindo as recomendações, uma limpeza profunda é necessária para eliminar as sujeiras que não são visíveis e também outras manchas e a poeira que estiver impregnada na trama do tecido.

Outro ponto de atenção é relacionado às dicas caseiras disponíveis em sites de busca. É bom tomar cuidado e ser seletivo com as fontes, pois, além de nem todas as informações serem eficazes, algumas podem comprometer o estofado e até a saúde dos moradores. Antes da limpeza, é preciso identificar o tecido e qual técnica é mais indicada.

Também é indicado abrir as janelas durante o dia, fazer faxinas semanais na casa, higienizar bichinhos de pelúcia e avaliar a retirada de carpetes e cortinas de tecido. Se tiver condicionador de ar em casa, é bom ficar de olho na periodicidade da troca do filtro.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seis Motivos Para Higienizar Seus Estofados

1. Sem água Similar à lavagem a seco, a higienização de sofás e estofados começa com a correta identificação do TECIDO e do estado da peça. A limpeza é feita por meio de um processo que permite a limp

A IMPORTÂNCIA DE MANTER UM ESTOFADO LIMPO E HIGIENIZADO

Higienização de estofados é fundamental para evitar a retenção do corona vírus. Por se encaixar na categoria de materiais porosos, o móvel pode absorver gotículas de saliva. Peça central em livings

CUIDADOS COM A IMPERMEABILIZAÇÃO E DURABILIDADE

QUAIS CUIDADOS DEVO TER APÓS IMPERMEABILIZAR MEU ESTOFADO? Fazer uma manutenção semanalmente da limpeza do estofado é muito importante para a durabilidade da impermeabilização. Então, deve-se aspirar

bottom of page